COMITÊ PROIBE CLOSE EM BUMBUM DE MULHERES DURANTE AS TRANSMISSÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS

Proibido closes em partes íntimas de atletas femininas durante os jogos de volei de praia e outros esportes, por parte dos operadores de câmeras e editores de video.
O Serviço Olímpico de Transmissão (OBS, na sigla em inglês) atualizou suas diretrizes para evitar sexismo por parte de operadores de câmera e editores de TV. Uma das recomendações diz respeito ao excesso de close em atletas quando femininas, comparado ao uso do enquadramento em atletas masculinos. Esse tipo de tomada costuma focar em partes sexualizadas das mulheres, como as nádegas.

Em esportes cujo uniforme deixam o corpo mais à mostra, como o vôlei de praia e a ginástica, o uso da tomada era comum. Mas a ideia, agora, é tratar todos os atletas (homens e mulheres) da mesma maneira no momento das gravações.

"Infelizmente, em alguns eventos, elas [mulheres] ainda estão sendo filmadas de uma maneira em que você pode identificar que estereótipos e sexismo permanecem, mesmo pela forma como alguns operadores de câmera estão enquadrando atletas homens e mulheres diferentemente", afirmou Yiannis Exarchos, presidente executivo do OBS.

"Atletas mulheres não estão lá porque são mais atraentes ou sensuais ou o que quer que seja. Elas estão lá porque são atletas de elite", cravou ele. A fala foi reproduzida pelo portal GE.

Comente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE AS NOVELAS PRECISAM APRENDER COM AS SÉRIES PARA CONQUISTAR O PÚBLICO JOVEM?

'ESTRELA DA CASA' DECEPCIONA PATROCINADOR COM AUDIÊNCIA QUASE ZERO

XUXA NO SBT