De humor bocó a clichês: os erros que afundaram ‘Nos Tempos do Imperador’

Romances que não conquistaram o público e escorregões ao retratar o racismo levaram a novela a índices vergonhosos de audiência
Da esquerda para a direita: Pilar (Gabriela Medvedovski), Jorge/Samuel (Michel Gomes), Luisa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), Dom Pedro II (Selton Mello) e a Imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) TV Globo/Divulgação

A primeira fase de Nos Tempos do Imperador chega ao fim nessa semana, quando um salto temporal fará a novela avançar alguns anos, até o momento em que Pilar (Gabriela Medvedovski) volta dos Estados Unidos formada como a primeira médica do Brasil.

Continua após a publicidade

CRISTIANO NEVES: 'O QUE SERÁ'
Amajobe Music: 98 9 8440-6601

Desde que o folhetim estreou, no dia 9 de agosto, pouco mais de um mês se passou, mas não faltam críticas à trama, que pesou a mão no romance água com a açúcar e no humor canastrão para tentar se encaixar no modelo descontraído típico do horário das seis.

LEIA A HISTÓRIA DA OPERADORA DE CAIXA QUE FOI DEMITIDA POR JUSTA CAUSA POR PEGAR 1,50 PARA LANCHAR NA PRÓPRIA LOJA

Foto meramente ilustrativa.

Com fome, ela pegou do caixa da loja um real e cincoenta centavos e foi à lanchonete da loja para comer um salgadinho. À tarde ela repôs o dinheiro no caixa mas não adiantou. O patrão a mandou embora por furto. Ela 'colocou a loja no pau' e... Veja o que decidiu a justiça e como esta história acabou.

AMAJOBE MODEL'S
porque a vida é uma passarela
Compartilhe!

O resultado, porém, tem sido dos piores. Os 15 primeiros capítulos bateram a pior média de audiência desde Meu Pedacinho de Chão, em 2014. O folhetim de época ainda chegou a ficar atrás da série Sob Pressão, que é exibida às 22h30, faixa costumeiramente de baixa audiência. Primeira novela inédita da Globo desde o início da pandemia, Nos Tempos do Imperador tem toda uma segunda fase para tentar se recuperar. A seguir, alguns erros que ajudaram a afundar a trama.
Germana (Vivianne Pasmanter), Licurgo (Guilherme Piva), Quinzinho (Augusto Madeira) e Clemência (Dani Barros) formam o núcleo cômico sem graça de Nos Tempos do Imperador Divulgação/TV Globo

Uma boa dose de humor é ingrediente obrigatório nos folhetins das seis, mas o núcleo cômico de Nos Tempos do Imperador provoca mais vergonha alheia do que risadas.

Herdada da predecessora Novo Mundo — trama de 2017 sobre Dom Pedro I — a dupla Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva), agora idosos e caducos, formam um casal pobre e picareta, que sobrevive de pequenos golpes. Reforçado — se é que assim se pode dizer — por Quinzinho (Augusto Madeira), que era uma criança em Novo Mundo, e por sua esposa Clemencia (Dani Barros), o núcleo cômico aposta em um humor que se equilibra entre o bocó e o escatológico, e simplesmente não funciona.

Para piorar a situação, o casal de idosos trapaceiros deve morrer ainda essa semana — mas continuar como fantasmas na segunda fase da produção.

Romance não decolou
Pilar (Gabriela Medvedovski ) e Samuel (Michel Gomes) vivem romance açucarado em Nos Tempos do Imperador Globo/Divulgação

Nada contra a liberdade poética, responsável por tramas reais mais atrativas ao público, mas é preciso manter o mínimo de verossimilhança, o que não acontece entre o casal inter-racial Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes).

A descoberta do romance pelo pai da moça, nessa semana, fez com que a relação enfrente — como era de se esperar — o racismo do período escravagista, onde a relação da filha de um senhor de engenho com um ex-escravo era um escândalo inaceitável.

Antes disso, porém, o casal mais parecia viver em uma realidade paralela: o primeiro beijo aconteceu em público, no meio de uma rua do Rio de Janeiro, com alguns poucos olhares desconfiados ao redor. Pouco depois, Pilar se zanga com Samuel por questioná-la se a negação do pedido de namoro é por causa de sua negritude — como se isso não fosse a regra na época.

Racismo reverso
Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) em cena que desagradou o público Reprodução/TV Globo

A maior controvérsia da produção até então é uma cena condenável, reconhecida pela própria autora como um erro grosseiro, em que Samuel iguala as inigualável relação entre negros e brancos durante o período imperial.

Na sequência, Dom Olu (Rogério Brito), rei da Pequena África, nega estadia a Pilar dizendo que ela é uma moça branca e teria mais facilidade de encontrar um lugar para ficar, já que a Pequena África é um refúgio para negros alforriados. Irritado, Samuel dispara à amada: “Só por que você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?”.

Ex-presidente Michel Temer ri da cara de Bolsonaro após ele pedir sua ajuda

Bolsonaro havia pedido ajuda do ex-presidente para apaziguar sua 'treta' com o STF

A falsa simetria incomodou as redes sociais, já que negar estadia a alguém é bem, mas bem diferente de tratar seres humanos como propriedade e escravizá-los.

Mais do mesmo
Dom Pedro II (Selton Mello), em cena de nos Tempos do Imperador Reprodução/TV Globo

Não é de hoje que a Globo é criticada por apostar em produções sobre o período imperial que dão todo o protagonismo aos brancos, e faz deles salvadores enquanto os negros são relegados a papeis secundários de subserviência.

Com a promessa de ser diferente, Nos Tempos do Imperador ensaiou romper o cliché ao apresentar a Pequena África e figuras como o empoderado Samuel, mas acabou caindo na mesma receita de sempre, com a realeza no centro da história e pouco ou nenhum foco em personagens negros para além de escravos e ex-escravos.
 
Assim, enquanto Dom Pedro II, a Condessa, e toda a corte branca tem a história esmiuçada mais uma vez, figuras negras como os irmãos Rebouças, dois dos principais engenheiros do século XIX, ou o abolicionista José do Patrocínio são jogados para escanteio.

Veja também:

Boninho celebra contratação de Marcos Mion: "Bem-vindo de volta"

Mion vem conseguindo ótima audiência no horário



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BONINHO ANUNCIA MUDANÇA DE ÚLTIMA HORA NO BBB E É ACUSADO PELOS INTERNAUTAS DE MANIPULAÇÃO

BONINHO ANUNCIA MUDANÇAS NO BBB 25

BBB 24: FERNANDA, BEATRIZ E GIOVANNA ENCARAM PAREDÃO EM SEMANA TURBO