GESTANTE DE 35 ANOS MORRE DE AVC APÓS TOMAR VACINA ASTRAZENECA CONTRA COVID

Anvisa pediu a suspensão da aplicação da vacina em grávidas

Da redação |12/05/2021
A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o governo suspender a vacinação de grávidas com o imunizante da AstraZeneca/Oxford, elaborado em parceria com a Fiocruz, foi feita após a morte de uma gestante de 35 anos que sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), com morte fetal e da mulher. Ela tinha tomado a vacina da AstraZeneca.

A Anvisa notificou o Ministério da Saúde duas vezes — primeiro na última sexta-feira, dia 7 de maio, e ontem, dia 10, com ofícios "recomendando fortemente a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz". Ontem, a agência reguladora emitiu um comunicado à imprensa, por volta das 23h, anunciando a recomendação, sem dar detalhes. O Ministério da Saúde anunciou a suspensão da imunização para o grupo na noite desta terça-feira.

Continua após a publicidade

ANUNCIE CONOSCO: 98 9 8440-6601



No mesmo dia em que recebeu a suspeita de evento adverso pós-vacina, a Anvisa informa ter enviado um ofício ao Ministério da Saúde para informar sobre o caso e alertar sobre o risco do uso do produto em gestantes, já que a bula não prevê tal aplicação.

Pelo "princípio da precaução" e com "o fato de que vem sendo realizada imunização de gestantes no Brasil", a agência encaminhou um novo ofício ao Ministério da Saúde em 10 de maio. A Anvisa aponta que "a vacina não deve ser utilizada por grávidas sem orientação médica.

De volta ao começo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BONINHO ANUNCIA MUDANÇA DE ÚLTIMA HORA NO BBB E É ACUSADO PELOS INTERNAUTAS DE MANIPULAÇÃO

BONINHO ANUNCIA MUDANÇAS NO BBB 25

BBB 24: FERNANDA, BEATRIZ E GIOVANNA ENCARAM PAREDÃO EM SEMANA TURBO